Ir para a Home
Segunda-Feira, 23 de Dezembro de 2024

Hospital Municipal pode ser regionalizado em Santa Terezinha



Hospital Municipal pode ser regionalizado em Santa Terezinha

O anúncio foi feito durante visita do secretário de estado da saúde ao município de Santa Terezinha de Goiás, na manhã do último dia 23 de fevereiro

 

Acompanhado de sua esposa Ivone Camargo, vereadores locais e secretários municipais, o prefeito de Santa Terezinha de Goiás Antônio da Penha Machado de Camargo (PDT), recebeu no município o atual secretário de estado da saúde, Dr. Ismael Alexandrino. O secretário estadual de desenvolvimento social e ex-prefeito da cidade, Marcos Cabral, também fez parte da comitiva do governo do estado, que foi ao município com o objetivo de conhecer a estrutura do prédio recém-reformado do hospital municipal e estudar a viabilidade de torná-lo um hospital regional e, implantar ali, uma das 17 policlínicas que o governo pretende construir em todo o Estado.

 

Dr. Ismael Alexandrino iniciou seu compromisso no município visitando as unidade de saúde de Santa Terezinha, PSFs e UBS. Em seguida, participou de uma grande reunião no prédio da Câmara de Vereadores, onde estavam centenas de populares e lideranças locais e de outros municípios, a exemplo do vice-prefeito de Pilar de Goiás João Grilo, ex-prefeito de Pilar de Goiás Vateco e o prefeito de Campos Verdes Haroldo Naves, presidente da Federação Goiana dos Municípios. Ao final, a comitiva se dirigiu para o moderno prédio do hospital, quando pôde vistoriar toda sua estrutura.

 

Em sua fala, o prefeito Tonim Camargo, como é conhecido, disse de sua alegria em receber, do secretário Ismael Alexandrino, a notícia que é possível e viável para o estado o recebimento do prédio do hospital, com o objetivo de regionalizar o atendimento em saúde no município e instalar ali uma policlínica. “Já recebemos vários equipamentos hospitalares e, com a regionalização da saúde em nosso município, novos equipamentos chegarão aqui, para atender nossa comunidade e também a região. Vamos encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de Lei que autorizará a concessão do hospital ao estado e, depois de aprovada e sancionada, a secretaria estadual deve iniciar o processo para assumir a saúde, um passo importante para que possamos atingir nossa meta, que é de oferecer um atendimento em saúde de qualidade à nossa população”, disse Tonim Camargo.

 

O prefeito disse ainda que está aguardando a vistoria do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária para a reabertura do hospital, que, segundo ele, deve ocorrer em no máximo 40 dias. “O secretário nos garantiu que ainda no primeiro semestre desse ano concluirá o processo de regionalização da saúde em nosso município, quando ficaremos responsáveis apenas com a atenção primária, ou seja, atendimentos em PSFs. Contudo, vamos garantir a abertura do hospital bem antes, pois a saúde terá prioridade em nossa administração, dando continuidade aos compromissos que assumi, juntamente com o Marcos Cabral durante a campanha”, concluiu.

 

Em entrevista ao nosso periódico, o secretário estadual da saúde, Ismael Alexandrino, afirmou que sua primeira impressão é que Santa Terezinha tem condições de atrair o foco da saúde regional, pois o prédio do hospital oferece condições para a instalação de uma das 17 policlínicas que o governo pretende construir no Estado.

 “Vamos encaminhar uma equipe técnica ao município para uma avaliação mais detalhada do prédio. A nossa ideia é estadualizar essa estrutura, mas para isso, é preciso que o município fortaleça ainda mais a atenção primária de saúde. Não dá para ser dissociada a atenção primária das secundária e terciária. É importante que o município assuma esse compromisso de fortalecer a atenção primária e ai o estado entra com a atenção secundária e terciária de forma mais complexa, com capacidade de fazer aqui diagnósticos e tratamentos, com encaminhamentos, quando necessários, mais referenciados e com resolutividade”, disse.

 

Para o secretário estadual e ex-prefeito da cidade, Marcos Cabral, a visita do secretário estadual da saúde ao município foi bastante positiva, pois ele conheceu de perto não só a estrutura do prédio do hospital, como também dos postos de saúde, o que garantirá uma boa qualidade de atendimento a atenção primária. “Dr. Ismael me garantiu que vai se empenhar para tornar nossa cidade em uma regional de saúde, pois nosso hospital tem todas as condições físicas para a implantação de um hospital e uma policlínica regional. Eu creio que vamos alcançar esse objetivo, pois sabemos que nosso município está estrategicamente bem localizado na região e com essa estrutura nova do hospital isso fica mais perto da realidade.

 

 Quero aproveitar para parabenizar o prefeito Tonim Camargo pelo bom trabalho que vem realizando”, disse o secretário.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

SAÚDE A espiritualidade pode fazer parte do mundo corporativo? A espiritualidade é um tema que atravessa culturas, eras e contextos, representando a busca pelo sentido da vida e pela conexão com algo maior, uma jornada pessoal e universal que permeia todas as dimensões da existência humana.
SAÚDE Etarismo: O Preconceito Invisível O etarismo refere-se à discriminação ou preconceito contra indivíduos com base na idade. Assim como o racismo e o sexismo, ele cria estereótipos, discrimina e marginaliza pessoas em função de sua faixa etária.
SAÚDE Homem Morre Após Engasgar com Laranja, em Campinorte FATALIDADE - Um trágico incidente abalou a comunidade de Campinorte na última segunda-feira (03), quando Wilson José Dias D´Ávila, de 37 anos, morreu após se engasgar com um pedaço de laranja
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás