Entre os dias 12 e 15 de julho o distrito de Cedrolina esteve em festa. Trata-se das tradicionais Cavalhadas que, pelo segundo ano consecutivo, foi inserido no Circuito das Cavalhadas do Estado
Distrito de Santa Terezinha de Goiás, Cedrolina realiza há 60 anos a apresentação das Cavalhadas, que acontece no Estádio Alexandre Pereira de Godoy e é encenada por moradores locais, que nessa época se tornam atores e encantam os milhares de visitantes que passam pelo local para prestigiar o evento. Esse ano, a 60ª edição das Cavalhadas aconteceu entre os dais 12 e 15 de julho e, além do teatro que retrata a batalha medieval entre Mouros e Cristãos, a população local e visitantes puderam prestigiar shows que aconteceram nas 4 noites de festa, em um palco montado pela Prefeitura, com apoio da Goiás Turismo, na praça do distrito. Vale lembrar, que as Cavalhadas de Cedrolina estão inseridas no Circuito Goiano, desde o ano passado, graças ao empenho da administração municipal, que ainda deu todo o apoio necessário para a realização do evento.
No primeiro dia de festa, quem subiu ao palco foi a Bandinha da Saudade, que há anos está presente no evento, fazendo a tradicional alvorada e acompanhando os cavaleiros até o local da apresentação. No dia seguinte, 13 de julho, foi a vez de o jovem cantor Rodrigo Souto animar o público com muita música sertaneja, que foi do modão ao universitário. Na noite de sábado, dia 14, Solevante e Soleny fizeram uma apresentação marcada por nostalgias e emoções, relembrando os 40 anos de carreira da dupla e, para fechar a festa com chaves de ouro, Pedro Afonso e Sobrinhos subiram ao palco na noite do dia 15, com um show memorável, repleto de modas de viola.
Com o objetivo de garantir apoio total ao evento, o prefeito Marcos Cabral, por meio de Projeto de Lei devidamente aprovado pelos vereadores, transferiu a sede do município para Cedrolina durante os 4 dias de festa, possibilitando que, nesse período, muitos órgão da prefeitura funcionassem no distrito. “Além de apoiar de forma incondicional os festeiros na realização do evento, ainda trouxemos para cá toda a estrutura da prefeitura, que funcionou no distrito durante a realização da 60ª Cavalhadas. No ano passado conseguimos inserir essa festa no circuito goiano e isso possibilitou investimentos da Goiás Turismo, dando a ela uma melhor estrutura. Tudo o que tiver ao nosso alcance nós faremos, para garantir a manutenção dessa linda tradição em nosso município. Parabéns aos festeiros pela organização e podem contar com nosso apoio para o ano que vem”, disse o prefeito.
As Cavalhadas realizadas em Cedrolina tem sido passada de pai para filho e sem mantém graças ao amor da comunidade para com a tradição que une religiosidade e cultura, além de fortalecer o turismo e a economia local, recebendo destaque maior após sua inserção no Circuito Cavalhadas de Goiás, coordenado pela Goiás Turismo. “É uma festa bonita, bem feita e com uma apresentação impecável feita pelos cavaleiros. Ouso a dizer que nosso evento está entre os melhores realizados em nosso estado, principalmente agora, com o apoio da Goiás Turismo, que garantiu uma melhor estrutura de palcos, som e tendas, além das vestimentas dos cavaleiros. Vamos continuar lutando para colocar esse evento em lugar de destaque no estado”, afirmou Cabral.
O trabalho da Agência Goiana de Turismo com a criação do Circuito, do qual Cedrolina agora faz parte, estabelece um elo entre os municípios que mantêm a tradição das Cavalhadas, preserva e incentiva a retenção da história, folclore e religiosidade do povo goiano. A festa, que mistura elementos sagrados e símbolos pagãos, atrai turistas a essas cidades. Esse ano, além de um grande número de populares, várias autoridades passaram por Cedrolina para prestigiar a apresentação das Cavalhadas, entre elas prefeitos da região como Dr. Sávio, de Pilar de Goiás, Jacob Ferreira, de São Luiz do Norte; Os representantes da Goiás Turismo, Genismar e Fernando, e do governo de Goiás Rose Cruvinel.