Ir para a Home
Sábado, 09 de Novembro de 2024

“A crise bateu forte na porta dos prefeitos em 2017”



“A crise bateu forte na porta dos prefeitos em 2017”

Apesar das dificuldades o movi­mento municipalista obteve mui­tas vitórias

Ao fazer um balanço sobre o ano de 2017, o presidente da Federa­ção Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, ponderou sobre as principais conquistas e lutas alcan­çadas pela entidade municipalista no decorrer de todo esse ano. O di­rigente e gestor afirmou que foi um ano extremamente difícil. “Tivemos várias dificuldades no municipalis­mo. A crise bateu forte na porta dos prefeitos e prefeitas goianos. Pode­mos destacar os repasses que tive­mos esse ano, alguns bem abaixo do esperado, como a frustação da re­patriação que acabou virando um fiasco pagando bem abaixo do va­lor que era pretendido”, frisa.


Além da repatriação a principal fonte de receita municipal, prin­cipalmente dos pequenos mu­nicípios goianos, que é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), tem tido baixas estimati­vas já tem alguns anos.


Apesar das dificuldades o movi­mento municipalista obteve mui­tas vitórias no decorrer de 2017. Como o compromisso do Auxí­lio Financeiro (AFM) no valor de R$ 2 bilhões para os municípios, em virtude do fraco desempenho do FPM, o que acaba dando certo alívio aos municípios. “Conquis­tas como o encontro de contas e os prazos dos precatórios são al­gumas que podemos destacar. O movimento municipalista conse­guiu barrar pautas no congresso nacional que prejudicava direta­mente os municípios como exem­plo a dos agentes comunitários de saúde”, ressaltou Haroldo Naves.


Além de conquistas em nível fe­deral, o presidente destacou que houve grandes mudanças e melho­rias no cenário estadual. O gestor ponderou que para 2018, a expec­tativa é que as mudanças ocorram e que a economia melhore até o fim do mandato de todos os gestores.


A FGM, segundo Haroldo Na­ves, continuará firme durante 2018 com seu caráter técnico, com cursos de qualificação, seminários, wor­kshops, sempre oferecendo o me­lhor para as equipes municipais. “Continuaremos na briga institucio­nal pressionando os entes federa­dos tanto a nível federal como esta­dual, sempre evitando que algumas pautas que prejudique os municí­pios. Mas quero que a união entre os prefeitos e prefeitas em prol de melhorias para os municípios con­tinue forte, a união dos gestores é imprescindível”, completou o pre­feito de Campos Verdes.


Fonte: Diário da Manhã 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA Área da Antiga Mineradora G44 Vai a Leilão em Campos Verdes LEILÃO - A Vara do Trabalho de Uruaçu, Goiás, anunciou o leilão judicial da antiga mineradora G44, localizada em Campos Verdes. O evento está marcado para o dia 22 de outubro de 2024, com duas oportunidades de lance para investidores.
POLÍTICA Adriana Mab retorna ao legislativo de Santa Terezinha com pautas sociais e foco na educação inclusiva VOLTA - Em uma vitória significativa, Adriana Mab Moreira, conhecida por sua atuação social e política, foi eleita pelo MDB no último domingo (6), garantindo uma das nove cadeiras da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha de Goiás.
POLÍTICA Dr. Rogério é eleito com 64,18% dos votos em Campos Verdes e destaca compromisso com o futuro da cidade Candidato propositivo derrotou Wallas Correia em uma campanha marcada pelo apoio de Haroldo Naves e a promessa de continuidade
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás