O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu renovar a concessão da Ferrovia Vitória-Minas, da Companhia Vale. Com isso devem começar em 2021 as obras da Ferrovia que vai transportar cerca de 15 milhões de toneladas de grãos do Vale do Araguaia até a Ferrovia Norte-Sul, ligando Água Boa (MT) a Mara Rosa(GO).
A Fico é parte do contexto do projeto da Ferrovia Transoceânica, que busca conectar o litoral atlântico brasileiro ao litoral peruano do Oceano Pacífico. O Tribunal de Contas da União autorizou a renovação antecipada dos contratos de concessão da estrada de ferro Vitória-Minas e da estrada de ferro Carajás, as duas administradas pela vale. Os novos contratos preveem investimentos de R$ 21 bilhões. E parte deste valor vai ser usado na construção de uma nova ferrovia, a Fico-Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que vai ligar o estado de Mato Grosso a Goiás.
Segundo o prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, “essa ferrovia vai interligar o Brasil e beneficiará nosso município e vai valorizar as terras além de impulsionar a economia de toda a região.”
O objetivo inicial da Fico é, propor uma opção logística ferroviária eficiente para o escoamento da produção de grãos da região Centro Oeste, em direção aos portos brasileiros de grande capacidade, acessados a partir da Ferrovia Norte-Sul e consequentemente a malha nacional.
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