A palestra, ministrada pelo renomado palestrante Ainor Francisco Lotério, aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores com temas voltados para associados, familiares, dirigentes e colaboradores
Pensando em estreitar os laços entre o cooperado e a cooperativa, o Sicoob do Vale Rio Crixás promoveu, em parceria com o Serviço de Aprendizagem no Cooperativismo do Estado de Goiás e Sebrae, uma envolvente e interativa palestra ministrada pelo conceituado Professor e Instrutor no Cooperativismo, Ainor Francisco Lotério, um palestrante aprovado pelo cooperativismo, que apresentou, com eficiência, temas voltados para associados, familiares, dirigentes e colaboradores do Sicoob. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal, dia 14 de novembro, e teve início às 20h00.
Na ocasião, o tema explanado pelo palestrante foi “Cooperativismo – Cooperado e Cooperativa: ambiente de valores, princípios, deveres e direitos”. Ao iniciar seu trabalho, o palestrante Ainor se apresentou tocando violão e cantando uma versão animada de “As Andorinhas”, entusiasmando o público presente com uma dinâmica de fácil compreensão do tema proposto. Segundo ele, a conversa sobre cooperativismo teve como objetivo estreitar os laços entre o cooperado e a cooperativa, além de motivar todo o público na busca para alcançar resultados positivos.
Em um dos assuntos abordados, Ainor falou sobre o conceito, a história e evolução do cooperativismo, apresentando as diferenças entre sociedade mercantil e sociedade cooperativa. Da mesma forma, esclareceu o que significa cada princípio com o intuito de fortalecer o vínculo dos cooperados e colaboradores com a cooperativa. Ainor também fez algumas reflexões sobre o cooperativismo na atualidade, sua importância para a sociedade e para a vida de quem faz parte.
Em entrevista ao Jornal Imprensa do Cerrado, o palestrante disse que foi convidado pelo Sicoob local para estimular e conscientizar seus sócios e colaboradores para a importância do cooperativismo como movimento mundial. “O Sicoob é um sistema cooperativista de crédito nacional e estivemos aqui para falar da importância do cooperativismo para o desenvolvimento humano, familiar e social. Precisamos nos educar para essa filosofia de vida, que é o cooperativismo e pode ser levado para dentro de casa. Apresentamos aqui vários temas voltados para o seio familiar. O plenário estava lotado e acho que eles absorveram bem, pois participaram efetivamente das dinâmicas e vi aqui um nível de atenção profundo das pessoas, de forma que fiquei muito satisfeito como instrutor. Participar de uma cooperativa é mais que uma obrigação, é um ato de inteligência, portanto participe efetivamente, pois não é a cooperativa que tem sócios e sim os sócios que possuem a cooperativa”, disse.
Além dos cooperados, também participaram da palestra os diretores do Sicoob de Crixás, Adão José Campos, diretor presidente, e Rubineli do Carmo Lacerda, diretora operacional; bem como do Sicoob Santa Terezinha de Goiás, Elenon Machado Ferreira, diretor administrativo; Sebastião Cândido Medeiros, gerente da sede e Deusdete Grassi da Costa, gerente do Posto de Atendimento.