Por meio do acórdão 05601/2018, conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios aprovam, sem ressalvas, os balancetes de 2017 do presidente da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha de Goiás
Em reunião realizada no mês de agosto desse ano, os conselheiros que compõem a Segunda Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás apreciaram o relatório e o voto do conselheiro Sérgio Antônio Cardoso de Queiroz, referente à prestação de contas do presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Santa Terezinha de Goiás, Usiel Muniz Cabral. Na ocasião, foram analisados minuciosamente todos os balancetes de gestão do ano de 2017 e, por unanimidade, os conselheiros votaram pela aprovação dos balancetes de janeiro a dezembro de 2017, as quais foram julgadas regulares, sem ressalvas.
Conforme demonstrativo da receita e despesa de janeiro a dezembro de 2017, o presidente Usiel Cabral cumpriu o limite estabelecido no art. 29-A da Constituição Federal, o que foi determinante para a aprovação de suas contas. De acordo com o presidente Usiel Cabral, a aprovação de suas contas é a comprovação de uma gestão realizada com seriedade política e administrativa no trato com a coisa pública. “Ficamos felizes com a notícia da aprovação de nossos balancetes de 2017 e vamos trabalhar para que as contas de 2018 também sejam prontamente aprovadas. Como todos bem sabem, a aprovação de contas é anual e hoje recebemos o comunicado do TCM de que nossas contas de gestão foram todas aprovadas, sem ressalvas, sem diligências, ou seja, a gestão do ano de 2017 está 100% aprovada. Sem sombras de dúvidas esse é um momento histórico, um momento impar em nosso município, pois não é fácil fechar uma conta de gestão, especialmente diante do momento que estamos vivendo, mas conseguimos trazer as contas equilibradas, com controle de gastos e transparência”, comemorou Usiel.
Ainda de acordo com o presidente Usiel, o respaldo dado pelos demais vereadores foi crucial para o êxito da gestão. “Conseguimos fazer uma administração em parceria com os demais vereadores, realmente voltada para aquilo que era necessário. Agradeço aos demais colegas que nos deram todo respaldo durante o primeiro ano de mandato. Estamos finalizando agora o ano de 2018 e eu acredito que vamos conseguir fechar as contas e trazer para a comunidade, de forma transparente, a notícia de que todas as contas da Casa, nos meus dois anos de gestão foram aprovadas pelo TCM. Sabemos que muitas contas de gestões passadas não foram aprovadas, por isso vejo isso como uma conquista importante, fato inédito na Câmara”, afirmou.
Usiel Cabral finalizou a entrevista lembrando que, quando anunciou sua pretensão de presidir a Casa de Leis, muitas pessoas o orientaram, dizendo que não seria viável presidir a Câmara, pois era comum presidentes saírem com o nome sujo, inelegível e, segundo ele, sua resposta sempre era: “se eu fizer as coisas de forma correta não estarei nessa lista, e graças a Deus já provamos isso no primeiro ano. Com fé em Deus teremos as contas de 2018 aprovadas”, disse orgulhoso o presidente Usiel, que exibiu uma certidão negativa emitida pelo TCM em 20 de setembro, que atesta não constar registro de contas julgadas irregulares, em seu nome, nos últimos 8 anos.
Para o vereador Ahilton de Lima, seu colega de trabalho, a aprovação dos balancetes de 2017 ressalta a capacidade administrativa do presidente Usiel e destacou: “além de gerir bem os recursos da Casa, o presidente Usiel merece nosso reconhecimento pela transformação da estrutura do prédio, melhorando nossas condições de trabalho e garantindo comodidade à população, pela informatização do nosso controle interno, melhoria no sistema de som, enfim, por várias boas ações realizadas até aqui”, destacou.