Ir para a Home
Domingo, 22 de Dezembro de 2024

Usiel Cabral faz balanço de sua gestão



Usiel Cabral faz balanço de sua gestão

Em entrevista ao Imprensa do Cerrado, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha de Goiás avalia os trabalhos do legislativo em 2017. Saldo positivo



Recentemente o vereador e presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha de Goiás, Usiel Muniz Cabral (DEM), recebeu nossa equipe de reportagem, em seu gabinete, para uma entrevista exclusiva, na qual fez um balanço de seu primeiro ano na condição de presidente do Poder Legislativo Municipal. Vale lembrar, que Usiel Cabral está em seu segundo mandato consecutivo de vereador e iniciou agora seu segundo ano de presidente daquela Casa de Leis. Ele também falou de sua atuação parlamentar e perspectivas para o futuro.



No inicio da entrevista, Usiel disse que, na vida tudo é desafio, contudo, é preciso saber encarar esses desafios e solucionar os problemas que precisam ser resolvidos no momento certo. Segundo ele, presidir a Câmara Municipal pela primeira vez foi desafiador, pois teve que implantar mudanças, não apenas estruturais, mas mudanças de conceitos e de governança da Câmara Municipal, metas alcançadas com êxito, garantindo o bom funcionamento do Legislativo.



Ainda de acordo com o presidente, em sua gestão a Câmara deu um salto de qualidade no setor administrativo, com avanços cruciais para o bom andamento dos trabalhos. “Além da reforma do prédio da Câmara e aquisição de móveis e equipamentos novos, nós trabalhamos no sentido de colocar a Casa para funcionar a contento naquilo que se refere à parte administrativa. Para se ter uma ideia, aqui não tinha o controle interno, hoje temos. Implantamos o sistema de protocolo e temos dado as devidas atenções aos projetos que chegam à Casa, com a devida classificação desses projetos. Criamos um site especifico da Câmara para publicações, onde são divulgadas de forma transparente as receitas e despesas da câmara, para que a sociedade fique a par do que acontece aqui no Legislativo Municipal. Além disso, fechamos o ano com todas as despesas pagas e saldo em conta, o qual foi devolvido para o Executivo investir na saúde, algo inédito em nossa cidade”, disse.



Questionado se as mudanças administrativas foram tomadas por iniciativa própria ou por determinação judicial, o presidente Usiel afirmou que tais mudanças já faziam parte de suas metas, de seus projetos de gestão. “Para ser presidente eu preciso ter critérios, preciso ter regras e um norte. E meu norte foi esse. Fazer uma gestão transparente e fazer a diferença”, afirmou. 



Sobre os projetos aprovados pela Câmara no ano passado, o presidente disse que os mais importantes o PPA, LOA e LDO, pois são eles que ditam as regras de como a administração municipal deve seguir em seu governo, como deve gerir o erário público. “Contudo, o mais importante que eu vejo é que, na atual administração, existe comunicação entre os dois poderes, pois eu tive a oportunidade de ser vereador na gestão passada e o prefeito só esteve aqui na Casa por 3 vezes, mandando para cá apenas projetos orçamentários, ao contrário do atual prefeito, que tem enviado projetos como a reforma do hospital, construção da grande escola, código tributário, entre outros, de forma que foram inúmeros os projetos que passaram pelo crivo da aprovação da Câmara e tiveram ampla discussão entre os parlamentares, sendo que 99% deles foram aprovados, por se tratar de projetos viáveis para o município”, disse Usiel, afirmando que a relação entre os dois poderes tem sido harmoniosa e quem ganha com isso é o povo.



Sobre suas perspectivas para esse ano que se inicia, o presidente Usiel disse que são boas, haja vista que implantará um projeto ousado e sustentável, que é a implantação de equipamentos para captação de energia solar na Câmara Municipal, que será uma das primeiras do Brasil a contar com o sistema. Segundo ele, ainda esse ano será proposta a reforma da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Casa, que estão defasados. “Além disso, vamos trabalhar para manter a situação financeira da Câmara enxuta, como foi em 2017, e vou buscar o máximo possível de harmonia entre nós vereadores, para que possamos desenvolver um trabalho ainda mais eficaz que no ano passado. Vou honrar o mandato que me foi confiado pelo povo e por meus colegas vereadores. Me sinto preparado para finalizar meus mandatos de vereador e de presidente dessa Casa e para projetos mais altos”, afirmou Usiel Cabral.



Vale ressaltar, que além de vereador, presidente da Câmara e liderança política reconhecida na região e no Estado, Usiel Cabral é ativista ambiental membro do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e da delegação brasileira cadastrada junto à ONU, que participa da Conferência Mundial de Mudanças Climáticas, representando o Brasil em diversos países como França, Alemanha, México, entre outros. “Desde 2010 estou envolvido em projetos ambientais, que são meus projetos de vida. Temos projetos de recuperação do Rio Crixás e também para a criação do Fórum Regional de Mudanças Climáticas, que contará com a participação de aproximadamente 20 municípios, cujo objetivo será angariar fundos internacionais para nossa região, os quais serão distribuídos entre os municípios e serão aplicados em infraestrutura, segurança publica, educação, saúde e, principalmente meio ambiente”, finalizou




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA Campos Verdes recebe o Selo Ouro no Compromisso Nacional pela Alfabetização O município de Campos Verdes foi contemplado com o Selo Ouro, pelo Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização , concedido pelo Ministério da Educação.
POLÍTICA Prefeitos e vereadores de Crixás, Santa Terezinha, Campos Verdes e Uirapuru são diplomados pela Justiça Eleitoral DIPLOMAÇÃO - Em cerimônia solene realizada no Fórum de Crixás, a Justiça Eleitoral diplomou, nesta semana, os prefeitos, vices-prefeitos e vereadores eleitos nos municípios que integram a 085ª Zona Eleitoral. A sessão foi conduzida pelo juiz Dr. Joviano C
POLÍTICA Plínio Naves: Condenações de Mabel e Caiado serão revertidas em instâncias superiores Em consulta ao Advogado especialista em Direito Eleitoral, Dr. Plínio Naves, a sentença que condenou o Governador Ronaldo Caiado a inelegibilidade de 08 anos e Sandro Mabel em igual pena e cassação do registro de candidatura, provavelmente terá alteração
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás