Em audiência pública, o parlamentar goiano esteve no município para dialogar com a população e mostrar o que está por trás da reforma da previdência
Com o objetivo de esclarecer a população sobre a reforma da previdência, proposta pelo Governo Federal, movimentos sindicais, populares e partidários de Santa Terezinha de Goiás promoveram na noite do último dia 27 de abril (quinta-feira), uma audiência pública que aconteceu no plenário da Câmara Municipal, com a presença do deputado federal Rubens Otoni (PT/GO), que ministrou uma esclarecedora palestra sobre o tema para cerca de 200 pessoas, que compareceram ao auditório da Câmara.
A audiência, que foi idealizada e coordenada pelo professor Gerê (presidente do PT local), Sindterezinha, MCP e vereador Carlinhos, teve inicio com as falas das lideranças presentes e, logo em seguida, o deputado federal Rubens Otoni explanou de forma detalhada, numa linguagem acessível, os principais pontos da reforma, abrindo espaço para questionamentos no fim de sua fala.
De acordo com o parlamentar, Santa Terezinha de Goiás foi a 47ª cidade goiana que ele visitou esse ano, para falar sobre a reforma da previdência, e ficou admirado com a capacidade de mobilização dos organizadores. “Quero parabenizar os organizadores dessa audiência pública, especialmente ao meu presidente, Professor Gerê, que fizeram um trabalho importante de mobilização e de organização, trazendo para o debate um tema atual, que é a reforma da previdência”, disse.
Em entrevista ao nosso periódico, Rubens Otoni disse que tem ido a todos os lugares levando três pontos importantes. Segundo ele, o primeiro é informar o que tem de fato nessa proposta apresentada pelo governo. O segundo é mostrar para as pessoas quais os interesses que estão por trás dessa proposta e, o terceiro e principal objetivo, é mobilizar a sociedade, para que ela comece a participar e cobrar do governo. “O povo precisa dizer não a essa proposta, que na realidade não tem nada de reforma da previdência, pois quando falamos de reforma, imaginamos algo que venha para melhorar e essa proposta só retira direitos ou dificulta as pessoas de acessar seus direitos. Então, na realidade, estamos diante de um desmonte da previdência”, afirmou o parlamentar.
Questionado sobre o que o levou a peregrinar pelo estado para debater a proposta da reforma da previdência, Otoni afirmou que está andando o estado todo porque percebeu a necessidade de dialogar com as pessoas. Segundo ele, não dá para ficar apenas lá em Brasília, na comissão, discutindo com deputados, porque a população precisa saber o que está acontecendo lá e esse é seu objetivo nessas audiências.
Sobre a mobilização nacional do dia 28 de abril, o deputado disse que será uma ação fundamental para definir os rumos da proposta da reforma da previdência, pois, segundo ele, essa manifestação do dia 28 se somará às manifestações realizadas no mês de março, quando aconteceram manifestações nos dia 08 e 15 e 31 daquele mês, com mais de um milhão depessoas nas ruas. “Amanhã, 28 de abril, o povo vai às ruas novamente para mais uma vez dizer não às reformas da previdência e trabalhista e não à terceirização; três propostas que fazem parte do pacote de maldades do governo Temer. Fiquei ainda mais feliz pela decisão tomada, nessa audiência, de caminhada e panfletagem em Santa Terezinha amanhã”, finalizou o deputado.
De acordo com o presidente do Diretório Municipal do PT, Professor Gerê, a audiência superou as expectativas da comissão organizadora, pois muitos formadores de opinião compareceram e com certeza disseminarão o que foi apresentado na palestra do Rubens pelos 4 cantos da cidade. “Nosso objetivo era de informar à população sobre o que realmente está acontecendo em Brasília, sobre as realidades da reforma da previdência e ninguém melhor para falar sobre isso do que o deputado federal Rubens Otoni, que além de está do lado do povo, faz parte da comissão da reforma da previdência. Agradecemos ao deputado por ter atendido nosso chamado e o parabenizamos pela iniciativa de andar por todo o estado debatendo um assunto tão importante”, disse o professor Gerê.
Além dos populares, a audiência contou com a presença de oito dos nove vereadores municipais, entre eles o presidente da Casa, Usiel Cabral (DEM), Jair de Lima (PMDB), Maria Aparecida (PDT), Tiana Lago (PTB), Ahilton de Lima (DEM), Moises Moreira (PROS), André Mariano (PMDB) e Carlinhos do Tião Baiano (PHS).