Ir para a Home
Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025

Plínio Naves: Condenações de Mabel e Caiado serão revertidas em instâncias superiores



Plínio Naves: Condenações de Mabel e Caiado serão revertidas em instâncias superiores

 

 

Em consulta ao Advogado especialista em Direito Eleitoral, Dr. Plínio Naves, a sentença que condenou o Governador Ronaldo Caiado a inelegibilidade de 08 anos e Sandro Mabel em igual pena e cassação do registro de candidatura, provavelmente terá alteração nas instâncias superiores.

 

Conforme o entendimento do advogado, a respeitável sentença de primeiro grau foi desproporcional e foge da razoabilidade que o caso requer: “As condutas vedadas do art. 73 da Lei n° 9.504/97 são condutas passíveis de multa, porém, em casos de gravidade demonstrada pode aplicar-se a inelegibilidade e cassação do registro de candidatura, o que não vislumbro neste caso, pois a utilização da residência oficial do Governo do Estado para reuniões não tem o condão de afetar o pleito eleitoral, tornando a condenação exarcebada.”

 

A jurisprudência já decidiu casos semelhantes como o caso dos ex-governadores José Éliton e Marconi Perillo em 2018, que na ocasião realizaram reuniões com autoridades na sede oficial do Palácio das Esmeraldas, não condenando os políticos pela prática. 

 

O Tribunal Superior Eleitoral em 2023 em julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral - AIJE, contra o então candidato a reeleição Jair Messias Bolsonaro, entendeu que houve prática de conduta vedada por utilizar o Palácio do Planalto para realizar lives eleitorais, contudo, não reconheceram o abuso de poder político por não haver gravidade no ato, bem como, não afetou a igualdade entre os candidatos.

 

Segundo ainda Dr. Plínio Naves, “os atos elencados na sentença como abuso de poder político não afetam a isonomia, a impessoalidade e a moralidade pública, não devendo ser aplicado o abuso de poder político, pois a utilização da sede oficial do Governo do Estado não é agravante passível de cassar o registro de candidatura e tornar inelegível, apenas aplicação de multa”. 

 

A classe jurídica tem manifestado que há grandes chances de reversão da sentença em instâncias superiores, pela falta de razoabilidade e proporcionalidade.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA Ao lado de Dr. Rogério e Wingleisson, Deputado José Nelto anuncia lago, praça e motoniveladora para Campos Verdes BENEFICIOS - A cidade de Campos Verdes recebeu, nesta quinta-feira (27/03), a visita do deputado federal José Nelto, que trouxe grandes novidades para a população.
POLÍTICA Vereador Marcos Ferreira Recebe Certificado do Mérito Legislativo na Assembleia de Goiás RECONHECIMENTO - Na noite de ontem (25/03), o vereador Marcos Ferreira Araújo, presidente da Câmara Municipal de Crixás, foi homenageado em uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO).
POLÍTICA Prefeitura de Santa Terezinha promove audiência pública para discutir planejamento orçamentário LDO - Na tarde de ontem (25/3), a Prefeitura de Santa Terezinha realizou uma audiência pública no auditório da Câmara de Vereadores para debater os principais instrumentos de planejamento orçamentário do município
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás