Ir para a Home
Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024

Reunião em Crixás debate desenvolvimento mineral em Goiás



Reunião em Crixás debate desenvolvimento mineral em Goiás

 

 

 

O evento contou com palestras de pesquisadores; representante da AngloGold Ashanti; e do secretário de desenvolvimento do município Janyelle da Mata?

 

 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), promoveu a terceira rodada de discussões da política mineral goiana com o tema: “Geologia em Goiás - potencialidades e desafios de exploração". O objetivo foi iniciar um debate com a população para explorar o potencial geológico de mineração na região, no investimento estrutural e ambiental da cidade. O evento ocorreu no município de Crixás, em Goiás, no Clube Bela Vista da mineradora AngloGold Ashanti no dia 25/4 às 8h30.

 

A mesa diretiva foi composta pela gerente de relações institucionais da AngloGold Ashanti, Paula Hermont; pelo diretor do Polo Crixás da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Tomaz da Silva Filho; pelo secretário de Indústria e Comércio de Mara Rosa-GO, Lázaro Júnior; pelo vereador e representante da Câmara Municipal, Romário Almeida Carneiro; pelo vice-prefeito de Crixás, Tiago Dietz; pelo prefeito de Nova América-GO, Cleber Junio de Souza; e pelo prefeito de Crixás, Carlos Seixo de Brito Junior. 

 

Carlos Seixo, em sua fala, agradeceu ao Governo de Goiás pelo Plano Estadual de Recursos Minerais - PERM e alertou que, além da exploração econômica, é preciso pensar em políticas públicas para a diversificação econômica do município durante o período de vida útil de uma mina. “Nosso papel não é apenas cobrar, mas sim discutir junto às mineradoras o que pode ser feito para que se melhore o meio ambiente local, que aumente a promoção de ações sociais e que principalmente seja possível a  sustentabilidade de cada município pós-mineração”, pontua.

 

Após a dissolução da mesa diretiva, o público presente assistiu uma rodada de palestras sobre o tema do evento. Os primeiros a explorarem o assunto foram a professora Estela Leal Chagas do Nascimento e o professor Rodrigo Prudente de Melo, ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT-UFG) e pesquisadores do Mapeamento de Oportunidades de Crescimento para o Setor Mineral de Goiás - MAP e PERM.

 

Os professores explicaram sobre a geologia goiana e o grande potencial mineral do estado. Estela afirma que os estudos sobre a área estão desatualizados e é necessário o investimento em geologia básica, cartografia geológica e pesquisas geoquímicas e geofísicas para traçar de forma estratégica as oportunidades. “Goiás é importante como extrator de minérios no país, seus principais produtos são o ouro, níquel e cobre e o estado se consolida como o 4º maior minerador do Brasil, atrás de Minas Gerais, Pará e Bahia”, afirma. 

 

Rodrigo esclarece que no mundo há outros terrenos geológicos semelhantes aos encontrados em Goiás. O professor cita o Canadá, a Austrália e a África do Sul, que são conhecidos pela grande exploração mineral em seus territórios. “Um dos casos de maior sucesso da mineração no mundo é a Austrália.  A mineração é um dos maiores pilares da economia local e a porção sudoeste do país tem um bloco geológico semelhante ao que encontramos em Goiás, pontua o pesquisador.

 

O secretário de Desenvolvimento, Comércio e Indústria de Crixás, Osvanir de Souza, palestrou sobre a importância do planejamento e mapeamento de oportunidades para que a extração mineral beneficie o setor econômico e as cidades. Ele salienta a importância de estudos nacionais sobre o tema, pois, segundo ele, a sociedade tem o conhecimento que as empresas que exploram o minério no Brasil são multinacionais, mas que é necessário manter em mente que o mineral é brasileiro. “Temos que entender que é necessário ter uma discussão mais concreta sobre a mineração goiana e para isso precisamos do  Plano Estadual de Recursos Minerais”, afirma Osvanir.

 

A Gerente de Relações Institucionais e Gestão ESG, Paula Hermont, explica sobre os benefícios que os municípios colhem com a exploração mineral. Ela cita também as ações sustentáveis e sociais promovidas pela mineradora, além do desenvolvimento econômico na região ocasionada pela atividade mineradora. “A renovação do Plano Estadual de Mineração de Goiás - PERM é um avanço para o setor produtivo do Estado, para as comunidades e municípios. A etapa de Crixás foi mais uma rodada para a elaboração do importante plano conduzido pela Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SIC) e que, certamente, revelará as oportunidades e os desafios para o fortalecimento do setor mineral em Goiás", ressalta.

 

O gerente de Desenvolvimento do Setor de Minas da SIC, André Luiz Pereira, expôs a legislação brasileira sobre exploração minerária prevista na nossa Constituição. Ele explicou também o processo para que se obtenha autorização para as pesquisas minerais e a concessão para o aproveitamento das jazidas.

 

Clarice Kobayashi, especialista em sustentabilidade e professora da Universidade de São Paulo (USP), afirma que para que seja possível o fortalecimento econômico de uma região, é preciso que haja investimento em Arranjos Produtivos Locais (APL). “Se nós olharmos o APL pela ótica mineral, o objetivo é organizar para que todas as empresas, usuários, clientes e fornecedores trabalhem em harmonia. Esse arranjo pode ser tanto a nível municipal quanto a nível regional”, concluiu.

 

Ao final da terceira rodada de discussões da política mineral goiana, os presentes expuseram suas dúvidas, que foram sanadas pelos palestrantes. Além disso, também foram formados três grupos de trabalho para que a população de Crixás tivesse a oportunidade de debater os desafios da implantação das políticas de mineração em Goiás e também uma oportunidade para que eles pudessem sugerir e contribuir com propostas de ações para a melhoria e fortalecimento do setor Mineral Goiano, que serão avaliadas pelo Governo do Estado e parceiros.

 

Fotos:Divulgação

Fonte: PERM-GO 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

EVENTO Feira Internacional das Esmeraldas: O Fascínio das Pedras Preciosas A 9ª Edição da Feira Internacional das Esmeraldas Mostra Potencialidades de Campos Verdes e Coloca Goiás na Rota Internacional de Comércio de Pedras Preciosas
EVENTO Cliente da Rede de Postos A3P leva carro 0 Km em sorteio na cidade de Uirapuru EVENTO - A rede de postos Portal do Petróleo (A3P) realizou uma ação especial na cidade de Uirapuru, atraindo grande público com o sorteio de um automóvel 0 Km e prêmios surpresas.
EVENTO APAE de Crixás Celebra a Reinauguração de sua Sede com Novo Centro de Habilitação e Sala Terapêutica No dia 28 de agosto, a cidade de Crixás foi palco de uma celebração memorável, marcada pela reinauguração e ampliação da sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás