O mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya, tem sido uma preocupação constante já nos primeiros dias do novo governo de Crixás. Com isso, recorrendo a uma forma eficaz de eliminar e controlar a proliferação do mosquito, a Prefeitura Municipal de Crixás, através da Secretaria de Saúde, realizou as primeiras atividades no ano de mobilização social em alusão ao Dia “D” de Combate à Dengue, realizada no dia 19 de Janeiro.
Um grande contigente de agentes da Funasa, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Infraestrutura participaram de um mutirão que percorreu os setores Morada do Sol 1, 2 e 3. Bombeiros da regional de Ceres também participaram da ação do Dia “D” de Combate à Dengue.
A ação teve como objetivo sensibilizar a população quanto à prevenção da Dengue e conscientizar sobre a importância da participação de toda população dos setores Morada do Sol no combate a doença. Em breve, outros setores da cidade irão receber ações do mutirão de prevenção ao mosquito Aedes, uma vez que estamos em período chuvoso e focos foram encontrados já nesse primeira ação. De acordo com a orientação da Secretaria municipal de Saúde, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue é necessário à colaboração de toda a sociedade. As pessoas devem evitar deixar recipientes que possibilitem o acúmulo de água nos quintais das residências, comércio e terrenos baldios, como latas, copos, sacolas e garrafas. Ainda de acordo com Secretaria de Saúde, outra medida importante é reservar 10 minutos, uma vez por semana, para vistoriar seu próprio quintal e deixá-lo livre dos criadouros do mosquito. Com essa simples atitude, todos os moradores de Crixás podem passar um início de ano mais saudável sem essa doença que ameaça a todos.
Fotos: Kássia Ferraz