Com o intuito de fortalecer o Cooperativismo Mineral em Campos Verdes, cerca de 25 mineradores, se reuniram nesta terça-feira, dia 18 de maio, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para debater sobre o desenvolvimento da mineração de esmeraldas no município. A iniciativa partiu da Prefeitura de Campos Verdes através do prefeito Haroldo Naves e do secretário municipal Carlos Vaz que participaram do encontro e falaram sobre os avanços conquistados ao longo da gestão, o fortalecimento do setor de mineração, meio ambiente, comércio de pedras preciosas e cooperativa.
“A Cooperativa representa a união dos mineradores de Campos Verdes e é um importante instrumento de organização e trabalho em defesa da mineração de esmeraldas. Só temos a crescer com o funcionamento dessa instituição que valoriza nossa reserva mineral e os garimpeiros”, comentou o prefeito Haroldo Naves.
O secretário de desenvolvimento, Carlos Vaz, trouxe ao debate a importância do setor trabalhar com a agregação de valor à sua produção, no sentido da transformação mineral. “Nossa mineração tem um grande potencial com sua reserva mineral, comercialização das esmeraldas, mas também com o aproveitamento do pó da pedra ou xisto resultante do processo de mineração para aplicação na agropecuária como um substituto do calcário agindo na correção do solo”, disse Carlos.
O minerador José de Arimateia que tem uma mina no município desde a década de 80 e que está retomando as atividades de exploração de pedras destacou que acredita no potencial mineral de Campos Verdes e da Cooperativa como instituição representativa dos interesses dos mineradores. Ao final, os cooperados e os mineradores agendaram uma próxima reunião com encaminhamentos para andamento das questões debatidas, como revisão do regimento da cooperativa.