Santa Terezinha de Goiás decreta lockdown e leia seca por sete dias
Decreto começará a valer a partir do dia 02 desta terça-feira e segue até o dia 07 deste mês. Veja a lista do que está autorizado a funcionar.
O município de Santa Terezinha publicou decreto com medidas temporárias de isolamento social e suspendeu atividades e serviços considerados não essenciais. O chamado lockdown começará amanha (2) e segue até o dia 7 deste mês, com possibilidade de prorrogação.
De segunda a sexta-feira, os comércios de atividades essencias terão seu funcionamento das 8h00 até às 18h00. Já no sábado vai das 8h00 até às 13h00.
No documento, a prefeitura disse que a medida foi tomada considerando o bem-estar da população e a proteção da saúde coletiva, tendo em vista a falta de leitos de UTIs na rede pública de Saúde. Além disso, o município possui uma grande quantidade de cidadãos na faixa de risco, suscetível de contaminação.
Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde divulgado no última dia 23 de fevereiro, a cidade tinha 14 casos confirmados da doença.
Ficam autorizados a funcionar:
- Farmácias e panificadoras (Poderão funcionar normalmente durante a semana, mas no domingo somente delivery
- Postos de combustíveis e distribuidora de gás (Atendimento Normal)
- Comercios de atividade nao essencias (8h00 até às 14h00)
- Bares, sorveterias, pamonharia e serviços de entrega domiciliar de alimentos e mercadorias devidamente identificados (Somente na modalidade de delivery até às 22h00) .
- Supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros (Devem controlar entrada e saída de pessoas de acordo com sua promoção, seguindo seus horários de funcionamento 18h00 de sexta- feira, já ao sábado das 8h00 às 13h00).
- Atividades religiosas (Somente 30% de sua capacidade)
- Academias, Saloes de beleza, barbearias (Atendimento suspenso por sete dias)
- Atividades esportivas, festas públicas e privadas de qualquer natureza seja na zona urbana ou rural (Sao proibidas).
O comércio ou morador que descumprir as normas presentes no decreto, pode pagar uma pesada multa. Se a pessoa persistir em infringir as regras, poderá responder por crime contra a ordem e a saúde pública.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
SAÚDE
A espiritualidade pode fazer parte do mundo corporativo?
A espiritualidade é um tema que atravessa culturas, eras e contextos, representando a busca pelo sentido da vida e pela conexão com algo maior, uma jornada pessoal e universal que permeia todas as dimensões da existência humana.
SAÚDE
Etarismo: O Preconceito Invisível
O etarismo refere-se à discriminação ou preconceito contra indivíduos com base na idade. Assim como o racismo e o sexismo, ele cria estereótipos, discrimina e marginaliza pessoas em função de sua faixa etária.
SAÚDE
Homem Morre Após Engasgar com Laranja, em Campinorte
FATALIDADE - Um trágico incidente abalou a comunidade de Campinorte na última segunda-feira (03), quando Wilson José Dias D´Ávila, de 37 anos, morreu após se engasgar com um pedaço de laranja