O anúncio da implantação do Condomínio de Desenvolvimento Econômico aconteceu em audiência pública, realizada no último dia 12 de março, na Câmara Municipal de Vereadores
Com a presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás – CODEGO Marcos Ferreira Cabral e do prefeito Antônio da Penha Machado de Camargo, aconteceu em Santa Terezinha de Goiás, na noite do último dia 12 de março, uma importante audiência pública, que teve o objetivo de discutir a implantação do Distrito Industrial naquele município. O ato aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, que recebeu uma grande quantidade de populares, entre eles empresários locais, interessados em conhecer o projeto.
É importante ressaltar, que o Governo de Goiás oferece benefícios aos empreendimentos que desejam se instalar nos distritos industriais administrados pela CODEGO. As áreas nos parques industriais da estatal são adquiridas pelos empresários por valor subsidiado, abaixo do preço de mercado, e o Estado ainda oferece incentivos fiscais justos para atração de empresas. Os recursos para a implantação da primeira fase do projeto em Santa Terezinha de Goiás já estão garantidos.
De acordo com o presidente da CODEGO, Marcos Cabral, responsável pelo anúncio da boa nova à comunidade de Santa Terezinha, a audiência pública é um momento importante para o processo de instalação do empreendimento no município, pois garante publicidade ao ato, além da transparência e do debate. “O governador tem determinado que amparemos os pequenos municípios, especialmente aqueles que sofrem com a desigualdade e isso têm o objetivo de garantir mais oportunidades ao povo goiano”, afirma Cabral.
Vale lembrar, que o projeto de criação do parque industrial em Santa Terezinha de Goiás inclui a construção de toda uma infraestrutura como asfalto, energia, água e esgoto. “A população de Santa Terezinha está recebendo uma notícia positiva. Nós queremos fazer de nosso trabalho um instrumento de fazer o bem às pessoas. O governador Ronaldo Caiado, em um momento importante de sua administração, concedeu incentivo fiscal para os municípios do norte de Goiás, do nordeste goiano e do entorno do Distrito Federal. Esse é o momento para nós aproveitarmos essa oportunidade para competirmos com o mercado lá fora”, disse Cabral ao nosso periódico.
Em entrevista ao Imprensa do Cerrado, o prefeito Tonim Camargo comemorou o momento e destacou a importância desse investimento para a economia do município. “Receber essa audiência pública para discutir a implantação do Pólo Industrial em nosso município é motivo de muita alegria, pois sabemos que será um grande benefício para nossa economia; um marco histórico para a cidade. Hoje, com a força do governador Ronaldo Caiado e do Marcos Cabral, teremos investimentos aqui de aproximadamente 4 milhões de reais para a implantação desse pólo em nossa cidade, que vai atrair pequenos e médios empresários. Com a chegada da Ferrovia Leste Oeste e o asfalto ligando Santa Terezinha a Nova Iguaçu, nossa cidade vai virar um centro, um elo de ligação e integração com o restante do país”, comemora o prefeito.
Questionado sobre o papel da prefeitura nesse processo de criação do Distrito Industrial no município, Tonim Camargo afirmou que a prefeitura está fazendo a parte dela, resolvendo as questões burocráticas e negociando o terreno para a implantação do projeto. “Nossa expectativa é atrair várias indústrias. Conversamos com o Marcos Cabral e ele nos informou que 103 indústrias estão inscritas na secretaria de estado da indústria e comércio, aguardando a criação desses distritos. Com seu apoio, e com o apoio do governador, vamos buscar muitas dessas empresas para nosso município e assim mudaremos o perfil econômico de Santa Terezinha. Mudaremos totalmente a história da cidade. Sem dúvidas esse pólo industrial será um divisor de águas. São muitas conquistas boas como o asfalto até Nova Iguaçu, a policlínica e agora essa importante obra, que é o parque industrial”, diz o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, muitas indústrias se interessarão em investir na cidade, pois a mesma está estrategicamente bem localizada. Outro fator logístico que beneficia os empresários que investirão no local é a proximidade com o porto das ferrovias Leste Oeste e Norte Sul, na cidade de Campinorte, que fica a 67 quilômetros e em breve a rodovia será 100% coberta pela malha asfáltica. “Isso vai facilitar o escoamento da produção e atrairá os investidores, que terão acesso mais rápido aos grandes centros consumidores do país. É um sonho antigo da população que agora se torna realidade. Por isso, quero mais uma vez agradecer ao governador Ronaldo Caiado e ao presidente da Codego e ex-prefeito de nossa cidade Marcos Cabral por mais esse importante benefício para nossa cidade”, conclui o prefeito Tonim Camargo.