A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realizou nesta quarta-feira (4) audiência pública no Senado Federal em Brasília, com objetivo de debater e encontrar uma saída para os prejuízos causados aos goianos devido à falta de qualidade na prestação de serviços pela Enel. Na oportunidade o Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e Prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, esteve representando os 246 municípios goianos.
A audiência contou ainda com a presença do Governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do Senador, Luiz do Carmo; Diretor-Presidente da Enel Distribuição Goiás, José Rincon; Superintendente de Fiscalização da Aneel Giácomo Almeida e o Secretário Adjunto do Ministério de Minas e Energia Domingos Andreatta.
Haroldo Naves, manifestou o quanto as cidades goianas sofrem com a crise energética. “A zona rural de Piracanjuba ficou oito dias sem energia. Isso faz com que o produtor perca seu leite e que o município deixe de arrecadar dinheiro, porque 25% do ICMS vai para o município”, disse. Para Haroldo, até a instalação de novas indústrias e a ampliação das que já estão no Estado são impedidas por falta de infraestrutura. “Governador fez o esforço agora de combater as desigualdades regionais, mas a empresa vai instalar e infelizmente não são atendidos”, comentou o vice-presidente.
O Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, falou das inúmeras tentativas de melhorias com a ENEL, mas nada foi resolvido. “Desde que assumi o governo, tentamos incansavelmente a melhoria do serviço, mas nas propostas feitas pela a empresa nada foi cumprido. Não importa qual empresa esteja, queremos uma energia de qualidade aos goianos”, afirmou Ronaldo Caiado.

Autor da audiência pública, o Senador Luiz do Carmo destacou a importância da solução do problema com a concessionária de energia elétrica de Goiás. “Convidei as maiores autoridades de Goiás, que tem o maior interesse na solução desse problema que aflige a nossa população”.