Ir para a Home
Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2024

Prefeito de Campos Verdes será homenageado com título de cidadão goianiense



Prefeito de Campos Verdes será homenageado com título de cidadão goianiense

Um dos mais atuantes políticos goianos, que conclui seu segundo mandato como Prefeito de Campos Verdes, GO (2017-2020), presidente da Federação Goiana de Municípios e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Haroldo Naves Soares vai receber na próxima sexta-feira, dia 14, às 19h30, o título honorífico de “Cidadão Goianiense”. O convite para a sessão solene, no plenário da Câmara Municipal de Goiânia, é assinado pelo presidente do Legislativo goianiense, Romário Policarpo, e pelo vereador Alfredo Bambu.       

 
Natural de Santa Terezinha de Goiás, onde nasceu no dia 24 de setembro de 1966, Haroldo ganhou a edição nacional do ‘Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor’ em 2002, quando cumpria o seu primeiro mandato (2001-2005).  Antes do prêmio nacional, ele ganhou o ‘Prêmio Mário Covas para o Prefeito Empreendedor da Região Centro-Oeste’, oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), em reconhecimento aos esforços para estancar a decadência da cidade, depois que a exploração dos garimpos esgotou seu veio lucrativo.

 
“Antes da posse, a revista “Veja” publicou uma reportagem que dizia que faltava pouco para Campos Verdes virar uma cidade fantasma”, lembra. A população flutuante, que alcançou 14 mil habitantes em 1988, caiu para pouco mais de mil moradores durante a vazante. As iniciativas do Prefeito, resumidas em cinco pontos principais, reverteram o quadro de asfixia. As duas mineradoras, que funcionavam de maneira precária quando ele assumiu, ganharam a concorrência de outras 33 durante o período de sua gestão. A história foi parar nas páginas dos livros ‘Uma Pedra no Caminho’, de Carlos Ribeiro, e ‘O Jeito Empreendedor de Governar’, de André Carvalho. O segundo contém cinco casos de administração bem sucedidos no Brasil.

 
Quem é
Formado em Gestão Pública, com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, Haroldo Naves prestou consultoria e ministrou palestras a respeito do assunto, e foi ligado à Escola de Gestão Pública, que era parceira da Associação Brasileira de Municípios (ABM). Da união da ABM, da CNM e da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) surgiu a Rede de Prefeitos Empreendedores, no começo de 2010. A colaboração do Sebrae, segundo Haroldo Naves, foi fundamental para dar suporte ao projeto. “As boas práticas não são incentivadas no Brasil. Não valorizamos o que é positivo. A Rede de Prefeitos Empreendedores serviu para difundir as experiências de gestão que deram certo”, disse.

 
Prefeito, Haroldo Naves cita os cinco passos que salvaram Campos Verdes da bancarrota no começo do século 21. “Primeiro, eu fiz o mapeamento geológico do município”, afirmou. “Uma sondagem, para saber onde havia esmeralda na região.” O segundo foi uma incubadora de empresas voltadas para o artesanato, lapidação e design de joias. O turismo mineral foi o terceiro passo. “Levamos turistas para visitar as minas e conhecer as etapas da exploração. Na volta à superfície, eles podiam brincar no Garimpe e pague.” Ou seja, limpar as pedras de um carrinho de xisto à procura de esmeralda. “Na incubadora, eles confeccionavam joias personalizadas na hora.” A Feira de Esmeraldas movimentou tanto a cidade, com cerca de 30 mil visitantes, que foi notícia no ‘Jornal Nacional’, na GloboNews e no exterior.

 
O quarto passo, um Centro de Geo-treinamento, envolveu estudantes universitários de Geologia, Geografia e ciências afins, de procedências diversas, como a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Estadual de Goiás e a Universidade Federal de São Carlos. “Os alunos desfrutavam de um ambiente natural para estágio e, em troca, ofereciam conhecimento teórico aos mineradores.”

 
Por fim, diversificou a produção de riquezas de Campos Verdes, valorizando programas de confecção e de qualificação profissional como tentativas de desviar o foco exclusivo na mineração. “Incentivar toda a cadeia produtiva”, resumiu. As rupturas comuns em administrações brasileiras, que não colhem os frutos maduros de adversários políticos, levaram Campos Verdes a sofrer novamente com oscilações econômicas. Segundo dados do Censo 2010, do IBGE, a população de Campos Verdes conta com 5.022 habitantes.
Fonte: A Redação



NOTÍCIAS RELACIONADAS

EVENTO Cliente da Rede de Postos A3P leva carro 0 Km em sorteio na cidade de Uirapuru EVENTO - A rede de postos Portal do Petróleo (A3P) realizou uma ação especial na cidade de Uirapuru, atraindo grande público com o sorteio de um automóvel 0 Km e prêmios surpresas.
EVENTO APAE de Crixás Celebra a Reinauguração de sua Sede com Novo Centro de Habilitação e Sala Terapêutica No dia 28 de agosto, a cidade de Crixás foi palco de uma celebração memorável, marcada pela reinauguração e ampliação da sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE.
EVENTO Posto Portal do Petróleo celebra Dia dos Pais com sorteio de automóveis em Trombas e Porangatu SORTEIO - No último domingo, em celebração ao Dia dos Pais, o Posto Portal do Petróleo (A3P) promoveu uma ação especial nas cidades de Trombas e Porangatu.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás